Sistemas Operacionais da Microsoft #9 – Windows Vista

20 01 2010

Enfim encerrando essa série de postagens, falamos sobre o Windows Vista, o último sistema operacional de uso geral lançado antes do Windows Seven. Conhecido anteriormente pelo seu nome de código Longhorn, o Vista foi concluído em 8 de novembro de 2006, cerca de cinco anos depois do lançamento do Windows XP, sendo esse o maior período entre duas versões consecutivas do Windows.

O lançamento foi feito no dia 31 de janeiro de 2007, e logo viriam as críticas que se estenderiam até hoje. O sistema era pesado e exigia máquinas com uma configuração um pouco irreal para a época, não resolvia os crônicos problemas de segurança das versões anteriores, o que ficou evidenciado pelo ataque do vírus Conficker. Deve-se se salientar também o fortalecimento das ações para promover a defesa de direitos autorais, tanto do próprio software da Microsoft, como de arquivos multimídia como vídeos e músicas.

Entretanto, não é só coisas ruins que existem no Vista. A nova interface, principalmente com os efeitos do aero glass deixaram o sistema muito mais bonito, bem próximo aos concorrentes mais diretos nessa disputa, o KDE e o Mac OS X. Há ainda a presença do Internet Explorer 7 e do Windows Media Player 11, e mudanças sutis nos jogos que vem embarcados no sistema. Tudo isso, porém, não conseguiu fazer com que os usuários colocassem a mão no bolso para fazer um upgrade, e as vendas do Windows Vista foram um fracasso, ao ponto do desenvolvimento do Seven ser acelerado e o suporte e venda de licenças do XP ser  extendido. Mesmo dois anos depois do lançamento do novo sistema, os computadores com o Windows Vista representavam ainda uma fatia inferior a 30% do mercado, atrás do seu predecessor, fato incomum na história da Microsoft.